Jornalistas de Águas Lindas de Goiás, Josias e Léa cessam campanha criminosa paga após denúncia do Jornal 14 de Maio

A campo1

Uma campanha de difamação contra o jornalista Ronaldo Santos, de Santo Antônio do Descoberto, foi interrompida após denúncia feita pelo Jornal 14 de Maio. A ação vinha sendo promovida nas redes sociais pelas páginas Entorno em Foco e Informação em Tempo Real (antiga Águas Lindas News no facebook), ambos de Águas Lindas de Goiás.

A campanha teve início no dia 16 de maio de 2025, com a publicação de vídeos impulsionados com verba paga na plataforma do Instagram, totalizando aproximadamente R$ 1.098,00 em três dias. Os conteúdos apresentavam acusações graves contra Ronaldo Santos, mas sem qualquer tipo de prova ou embasamento legal. Após ampla repercussão negativa e denúncia formal do Jornal 14 de Maio, os responsáveis desativaram os anúncios pagos entre os dias 16 e 19 de maio de 2025.

Apesar da suspensão da campanha patrocinada, os vídeos continuam disponíveis nas redes sociais, agora com visualização orgânica — ou seja, sem promoção paga. Segundo fontes próximas, a campanha teria como objetivo enfraquecer a imagem pública do jornalista e beneficiar terceiros politicamente interessados.

Ronaldo Santos, em resposta, solicitou publicamente aos jornalistas Josias Fernandes e Léa Cruvinell que apresentem provas das afirmações feitas em vídeo. Até o momento, nenhuma evidência foi divulgada pelos autores das acusações. A falta de comprovação gerou críticas por parte de outros profissionais da imprensa, que apontaram violação dos princípios éticos do jornalismo, como a apuração correta dos fatos, direito de resposta e responsabilidade na disseminação de informações.

O caso acendeu um alerta entre entidades e jornalistas da região sobre o uso das redes sociais para fins de ataques pessoais e políticos, muitas vezes amparados por campanhas financiadas de forma estratégica. A denúncia também levantou discussões sobre a necessidade de regulação mais rigorosa para combater práticas de desinformação e difamação online, sobretudo em ano pré-eleitoral.

A equipe do Jornal 14 de Maio reforçou seu compromisso com a liberdade de imprensa, o respeito à verdade e o combate à desinformação, repudiando veementemente qualquer tentativa de intimidação a profissionais da comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *