Uma situação envolvendo a falta de papel higiênico causou constrangimento e discussão na Escola Municipal Maria de Lourdes Faustino, no bairro Jardim Ana Beatriz I, em Santo Antônio do Descoberto. O caso ocorreu quando um aluno de 6 anos precisou ir ao banheiro durante a aula e, ao não encontrar papel, saiu do local sem a roupa íntima, chamando pela professora.
“Tia, me dá papel higiênico”, teria dito o menino, visivelmente desconfortável.
A professora, ao perceber a situação, repreendeu a criança e chamou os pais. A partir daí, a situação se agravou. Segundo relatos da mãe, a escola teria orientado que os responsáveis coloquem papel higiênico na mochila do filho e ainda mencionaram a possibilidade de encaminhamento da criança para avaliação com equipe multidisciplinar, o que aumentou a insatisfação dos pais.
“Falaram como se fosse culpa dele. Isso é responsabilidade da escola”, disse a mãe do aluno.
Ainda segundo moradores e pais de alunos da rede municipal, a falta de papel higiênico tem sido uma queixa recorrente em várias escolas de Santo Antônio do Descoberto. Para muitos, o problema é crônico e demonstra falhas na manutenção básica das unidades de ensino.
A Secretaria Municipal de Educação foi procurada e segue com espaço aberto para manifestação sobre o ocorrido e sobre a estrutura das unidades escolares da rede pública.
Para saber mais sobre os deveres da escola em relação à higiene e dignidade dos alunos, acesse a página do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).