Por Dr Gabriel de Angelis
Realizado na Escola Rodrigues do Padro no Parque das Amendoeiras, na região Leste de Goiânia, estudantes do 6º ao 9º ano de 10 escolas públicas participaram de uma eleição especial para escolher 37 vereadores mirins. O projeto, criado pelo vereador Policarpo. Simula a atuação dos vereadores e permite que propostas apresentadas pelos jovens possam se tornar leis municipais, aproximando crianças e adolescentes do processo democrático.
Malu Ramos acredita que, ao incentivar as crianças por meio de palestras e atividades práticas, elas desenvolvem consciência sobre a importância do voto, aprendem a escolher bem seus candidatos e até influenciam os pais, exercendo a cidadania de forma concreta.
Evamárcia, professora e coordenadora do projeto Parlamento Jovem na Câmara Municipal , destacou:
“O Parlamento Jovem tem como principal objetivo reforçar os valores da democracia e da cidadania entre crianças e adolescentes. É muito importante porque reúne a comunidade escolar para elaborar projetos de lei que refletem a realidade do setor”, afirmou Evamárcia.
Coordenadora do Projeto Destaca Educação e Cidadania
A coordenadora do projeto Parlamento Jovem na Câmara Municipal ressaltou que o projeto vai além de uma simples eleição:
“Participar das eleições mirins faz com que os estudantes aprendam a importância do voto, a escolher bem seus candidatos e ainda exercitem a cidadania ao propor soluções para a cidade. É um aprendizado que vai muito além da sala de aula”, explicou a coordenadora.
O evento foi realizado com total transparência, seguindo os padrões do TRE-GO, com mesários, fiscais e urna eletrônica. O tribunal recebeu os dados dos candidatos e eleitores, e a apuração foi rápida, durando menos de cinco minutos.
Entre os eleitos, dois meninos e uma menina se destacaram, incluindo Marília Gabriela, que comentou sobre a experiência:
“A aula foi mais descontraída e dinâmica. Participar da eleição me fez entender melhor a importância da democracia e tornou o ensino muito mais interessante”, disse a estudante.
O Parlamento Jovem demonstra que a democracia se aprende na prática, preparando crianças e adolescentes para se tornarem cidadãos conscientes e participativos, engajados na construção de uma sociedade mais justa e cidadã.
“Lembre-se Em medicina e na politica 2+2 nem sempre será 4”
